domingo, 22 de agosto de 2010

Pisco !


Pisco

Pisco : Bebida de nacionalidade Peruana , de fermentação da Uva .Que possui um forte nível alcólico da familia do conhaque ,sofre uma fermentação e destilação da uva em .

O pisco é uma bebida de forte influencia na gastronomia peruana assim como o Rum é no México e a vodka na Russia

O nome Pisco é vem do Quécha vocabulário antigo que significa pássaro . A garrafa de pisco chama se pisquillos eram engarrafadas como água ardente , assim como é muito comentada a gastronomia e enologia de toda a America do Sul sofreu uma forte influencia Européia .

O pisco é produzido nas costas de Lima no Peru único lugar em que ele é produzido ima, Ica, Arequipa, Moquegua e os vales de Loucumba, Sama e Caplina Del Departamento de Tacna no Peru

Suas classes são:

Puro elaborado com a uva pura .

Aromatizado : feitos cojm Uva Italia e Moscatel que são super aromáticas

Mosto verde que são composto de um caldo de certas fermentações imcomplementares

Acholado ou mistura : vem de uvas destintas .

Referente ao nome de Pisco nos inícios, quando as tribos conquistadoras baixaram da cordilheira até a costa, seguiram a rota do condor e por isso os levou a denominar a região que chegaram como Valle Del Cuntur, o condor. Este nome depois se generaliza ao Valle de los Pajaros e se voltam a singularizar em quéchua ao pássaro Pisco.

Os Piskos fabricavam muito antes da chegada dos espanhóis, grande quantidade de ceramios ou huacos que utilizavam principalmente para a chicha e diversas bebidas alcoólicas , se baseando em milho, etc...

As cerâmicas especiais que os continham, eram grandes e na forma cônica. Anos depois na época da conquista e desde as primeiras colheitas de vida, a extração dos mostos ou sucos de uva se depositaram nas vasilhas de barro que se haviam ordenado a tribo dos Piskos que foram grandes alfareros.

Pisco Sour (como se toma no Peru)

- 02 partes de Pisco
- 3/4 partes de suco de limão
- 01 colher de chá de açúcar
- 1/8 a 1/4 de 01 ovo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata
com gelo, com pouca velocidade. Ao servir o copo deve
ter 1/4 de espuma.

(esta receita foi extraída de uma garrafa de Inca
Pisco presenteada pela mãe do meu amigo Ronald, Dna
Sara.)

Lenda do Pisco Sour

Conta a lenda urbana que o radicional pisco sour peruano, que todos celebram pelo seu ótimo sabor, nasceu na quentura de um conhecido e tradicional bar localizado no centro histórico da cidade de Lima, no bar do Hotel Maury. Ali, em plena década de vinte, um engenheiro barman alemão combinou as forças do pisco e limão de angostura sobre a de ovo, xarope de goma e gelo e umas quantas gotas de angostura sobre a bebida final. O que obteve foi um trago de primeiro nível, fresco e jovial, que rapidamente se converteu em toda uma tradição peruana e com o tempo, em um aperitivo muito cortejado no mundo todo.